sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A dureza melancólica de Despojos de Inverno

O filme Indie de 2010 traz consigo o peso de 4 nomeações para os óscares - entre as quais melhor filme - o prémio de melhor do ano no penúltimo certame do Festival de Sundance (2010) e a presença em inúmeros top 10/2010 da crítica internacional.

E posso afirmar que não desilude!
Despojos de Inverno retrata uma realidade muito diferente da nossa, onde os sorrisos não são vislumbráveis  nem o afeto é manifestável e onde tudo é árido e seco.

Retrata também a odisseia de uma nova heroína - a nomeada para os óscares Jennifer Lawrence - na tentativa de encontrar o seu pai, todos os segredos e revelações que vai descobrindo pelo caminho e códigos de silêncio com os quais é confrontada e que prevalecem perante o seu próprio próprio direito à vida ou integridadade física...

E fá-lo notavelmente! De um modo crú e duro como os personagens e paisagens que o integram, sem eufemismos nem subtilezas.

É um facto que tem um ritmo lento - o que poderá afastar alguns espetadores - mas, entrando-se na onda e iniciada a viagem é inegavelmente envolvente e marcante.


IMDB Users: 7.4/10 (17,102 votes) 146 reviews |  Critics: 225 reviews
Metascore: 90/100 (based on 38 reviews from Metacritic.com)

Sem comentários: