domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Milk" - pela Causa e pelo Actor

Mais do que pelo resultado final enquanto objecto cinematográfico, "Milk" eficará para a História do Cinema pela Causa que encerra e o Actor que a defende.

A Causa, porque legítima e importante e não abordada de forma panfletária e maneirista;

O Actor [Sean Penn], porque magistral e subtil, sem nunca cair nos [infeliz e comodamente expectáveis] trejeitos facilitistas.


Enquanto filme é Bom mas não mais que isso.
No entanto, por vezes, a importancia de um Filme não advem directamente do resultado final enquanto "obra cinematográfica" mas sim do que defende e como o faz e, a esse nível, a importancia de "Milk" é inolvidável.

"Milk" (***)

Nomeado para 8 Óscares da Academia: Filme, Realizador (Gus Van Sant), Actor (Sean Penn), Actor Secundário (Josh Brolin), Argumento Original, Montagem, BSO (Danny Elfman) e Guarda Roupa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo contigo. A importância do filme vem mais do facto de ser o primeiro filme gay mainstream e feliz (Philadelphia era sobre a SIDA e American Beauty e Brokeback Mountain eram sobre conflitos internos e homofobia) do que do facto de ser um muito bom filme, que não é (se bem que Sean Penn esteja muito bem).

Mas não concordo contigo na parte d’”A Causa, porque legítima e importante e não abordada de forma panfletária e maneirista”. A Causa é também panfletária e maneirista, e o filme não foge disso. Aliás, muito pelo contrário, usa isso como defesa da própria causa. Há os gays apresentados como promíscuos (mesmo Milk é apresentado pelo menos duas vezes como relativamente “ligeiro”), há gays efeminados, há gays não assumidos / homofóbicos, há gays neuróticos, há gays straight looking, há gays sem qualquer interesse na sua própria discriminação… e, ainda assim, isso não altera o direito a serem tratados como iguais. Nem torna a luta menos necessária. O filme não pinta uma realidade perfeita porque não é preciso ser prefeito para se poder ser professor numa escola, para se poder ser político (surpresa!), para se poder casar, para se poder ser pai/mãe…