quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"The Reader" - Winslet a caminho do Óscar

Pela mão do realizador do excelente "As Horas" chega-nos agora uma história que aborda o orgulho, o amor, o arrependimento e o silêncio auto-imposto, levantando nesta hipótese a questão: "porque não falamos quando o devemos fazer?".

A Premissa inicial é boa; a sua concretização nem tanto...

Por muito que me custe dizer - por ser um admirador confesso de Winslet - penso que o filme teria ganho mais caso a interpretação desta tivesse atingido níveis de emoção superiores, menos neutros e imperturbáveis, a partir de determinada altura do filme - o que não sucedeu totalmente [excepção feita à cena do julgamento].

Ressalvo no entanto que ficarei plenamente satisfeito caso o óscar lhe seja atribuido já no próximo dia 22 [o que penso que irá suceder] não por ser esta interpretação merecedora de tal distinção mas pela respectiva carreira e por ter conseguido a melhor interpretação feminina deste ano com "Revolutionary Road".

Do mesmo modo, no que às interpretações respeita mas em sentido contrário, Fiennes peca por excesso de emoção a partir de meio do filme e até ao final do mesmo.

A conjugação dos dois [infelizmente] resulta como relativamente falhada sendo potencialmente de atribuir a responsabilidade por tal a Daldry e à sua opção enquanto "Mestre da Cerimónia" resultando "The Reader" num bom filme mas que nunca atinge o patamar do muito bom - quando facilmente o poderia ter sido.

"The Reader/O Leitor" (***)

Nota: Nomeado para 5 Óscares: Filme, Realizador, Actriz (Winslet), Argumento e Fotografia.

Vencedor do Globo de Ouro e Screen Actors Guild para Melhor Actriz Secundária (Winslet) e do Bafta para Melhor Actriz (Winslet).


3 comentários:

silvestre disse...

Estou curioso por este filme, mas aquele que está mesmo a chamar por mim é «O Casamento de Rachel». Será um dos da minha dupla sessão da próxima segunda feira.

ABianchi disse...

tb tenciono ver em especial por gostar bstt de hathaway e esta estar nomeada p os oscares c esse filme...
ja li que era uma versão do Dogma por Demme...espero bem q n pois n tenho paciencia nenhuma p o genero...[dogma]
a ver vamos...

silvestre disse...

have faith! ;-)