Por vezes a cinematografia francesa surpreende-nos e brinda-nos com filmes plenos de personagens e de emoções reais - sucedeu por exemplo há 11 anos atrás com o extraordinário "O Gosto dos Outros" e sucede agora novamente com este belíssimo "Pequenas Mentiras entre Amigos".
Neste tudo é identificável com as vidas e as pessoas que conhecemos e, também por isso, a interligação é imediata e intensa.
Com uma temática e estrutura similar a "Os Amigos de Alex" [atualizado ao século XXI], nele tudo é visceral e humano e, se a isto juntarmos uma Banda Sonora de gosto irrepreensível - que vai desde Janis Joplin a David Bowie - e um elenco extraordinário e com uma química notável que nos permite e convida a participar nas suas vidas, dúvidas, opções, dilemas e convições então o resultado é, no mínimo, apaixonante!
Como retratadas de uma forma apaixonante são também as pequenas situações, "mentiras" ou "omissões" individuais..da amiga que não consegue assentar, ao amigo que teima em ser infiel à namorada, passando pelo amigo casado que sente uma atração fortissima pelo sogro e que o faz despertar para a sua situação "no armário" e sem esquecer o amigo que teima em não esquecer a ex-namorada...todas, mas mesmo quase todas, são situações potencialmente configuráveis no nosso grupo de amigos - o que é fascinante.
Em suma, o melhor filme estreado este ano e que recomendo vivamente a todos aqueles que gostam do cinema como forma de representação da vida.
PS. Um óscar para Cotillard impor-se-ia num mundo ideal!
Les Petits Mouchoirs / Pequenas Mentiras Entre Amigos
(Sinopse IMDB: Every year, Max, a successful restaurant owner, and Véro, his eco-friendly wife invite a merry group of friends to their beautiful beach house to celebrate Antoine's birthday and kick-start the vacation. But, this year, before they all leave Paris, their buddy Ludo is hurt in a serious accident, which sets off a dramatic chain of reactions and emotional responses. The eagerly anticipated vacation leads each of the protagonists to raise the little veils that for years they have draped over what bothers and upsets them. Pretenses become increasingly hard to keep up. Until the moment when the truth finally catches up with them all...
Sem comentários:
Enviar um comentário