Inicio hoje a revisão dos 10 filmes nomeados na respectiva categoria de Melhor do Ano.
Em alguns casos, como o presente, a análise será postada pela 1ª vez no OC, em outros apenas remeto para links contendo a opinião passada e já publicada.
1.º The Hurt Locker / Estado de Guerra de Kathryn Bigelow
O MELHOR
a estonteante, máscula e enérgica realização de Kathryn Bigelow que este ano TEM de vencer o óscar de Melhor Realizadora. Se tal não suceder será a injustiça cinematográfica do ano!
O PIOR
o argumento poderá ser considerado por alguns como relativamente limitado e simples, dada a opção da realizadora por criar uma obra mais física e com poucos dialógos.
VEREDICTO
o melhor filme sobre a guerra dos últimos tempos apresenta-se com doses impressionantes de suspense e tensão e brinda-nos com uma das melhores realizações da actualidade - o realismo electrizante, fisico e hiperbólico de Ms Bigelow é portentoso e no mínimo notável.
O filme fala-nos daqueles que com a Guerra têm uma relação de dependência, encarando-a como uma "droga" e sem a qual as suas vidas não fazem sentido mas que, e exactamente por isso, têm a respectiva consciência entumescida pela adrenalina que esta provoca ao ponto de não saberem nem entenderem minimamente o que estão ali a fazer...
The Hurt Locker / Estado de Guerra 16/20
Nota: Metacritic 94/100
Outros cuja opinião já foi publicada:
3. Avatar 16.5/20
5. Precious 13/20
Próximas críticas:
District 9
A Serious Man
An Education
The Blind Side
Sem comentários:
Enviar um comentário