quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Two Sports-Movies: um excelente, outro indiferente

Pelo segundo ano consecutivo, o melhor sports-movie tem o boxe como pano de fundo - no segundo caso em versão MMA - mas também, e felizmente, muitas emoções à mistura.

No ano passado tivemos o notável The Fighter/O Último Round [4.º melhor do ano aqui no OC] e 2012 começa em grande com o igualmente bom - mas totalmente diferente na abordagem - Warrior/Combate entre Irmãos.

Os dois não poderiam, no entanto, ser mais diferentes na abordagem: onde The Fighter tinha o seu enfoque nas segundas oportunidades, numa presença matriarcal dominante e pouquissimas cenas de luta, Warrior, pelo contrário, é definitivamente um filme mais físico, feito por homens e para homens e que transborda testosterona por todos os poros - recriando, deste modo, um cenário mais próximo daquele que associo ao desporto em questão.

Não quero com isto dizer que descura o lado emocional - longe disso. A relação entre os dois irmãos e destes com o subtil e "ausente" pai é irrepreensível, totalmente credível e emociona.[sendo inclusivamente a luta final das melhores cenas de luta que já vi retratada no cinema, plena de sentimentos contraditórios]

Com uma realização magistral de Gavin O´Connor, uma performance impactante de Tom Hardy numa versão de fera ferida notável e com cenas de uma espetacularidade empolgante Warrior é, desde já, a 1ª grande estreia do ano, a justificar plenamente a média de 8.3/10 no IMDB e que fizeram dele o 3.º filme melhor cotado o ano passado no referido site!

Pelo outro lado temos Moneyball/Jogada de Risco que, ao contrário do atrás descrito, é tudo menos empolgante. 

Aqui o desporto é o baseball e ao invés de Tom Hardy temos...um novamente morno Brad Pitt - a demonstrar, mais uma vez, ser dos atores mais sobrevalorizados da atualidade, unidimensional e a não conseguir tornar o seu personagem convincente. 

Tal como em The Fighter o tema é o das segundas oportunidades e, a julgar pelo registo que incutiu no seu personagem, é caso para afirmar que se o protagonista a teve foi tudo por uma questão de sorte e boa assessoria de Jonah Hill.

Moneyball é pois um filme "limpinho" mas, e também por isso, relativamente indiferente, sem magia e desprovido de qualquer "convicção de vencedor" muito longe do espírito "larger than life" que poderia ter sido. 
O que é de lamentar.

Warrior / Confronto entre Irmãos
IMDB Ratings: 8.3/10 from 49,907 users
Metascore: 71/100  Reviews: 244 user | 198 critic | 35 from Metacritic.com

Moneyball / Jogada de Risco
IMDB Ratings: 7.8/10 from 40,254 users
Metascore: 87/100  Reviews: 157 user | 253 critic | 42 from Metacritic.com


Sem comentários: