quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Another Payne Movie

Reconheço que nunca fui muito fã dos filmes de Alexander Payne: Election e As Confissões de Schmidt não me entusiasmaram por aí além e em Sideways não encontrei o mérito e o "encanto" que a crítica generalizada teimou em enaltecer - mais me pareceram sim relativamente mornos e indiferentes como os personagens que os povoavam. 

E não é que com Os Descendentes sucedeu praticamente o mesmo?
Digo praticamente na medida em que este é seguramente o filme dele de que mais gostei mas...84/100 no Metacritic? 7.9/10 no IMDB? Globo de Ouro para melhor filme do ano? Calma, muita calma - é um filme simpático mas pouco mais.

Com um ritmo lento [e chato para alguns...] e um personagem adormecido [como é seu apanágio], Os Descendentes aborda com alguma ternura o "acordar" independentemente da idade e as relações familiares - e é aqui que atinge o seu ponto mais alto. A familia é retratada de uma forma credível e convincente pelo elenco em geral [onde destaco Clooney numa performance bastante longe do estereótipo que dele temos] mas nunca chega a entusiasmar.
Talvez porque o seu protagonista também dificilmente atinge esse "estádio emocional" [não estava ele "adormecido"?] e esse tenha sido o objetivo mas, enquanto espetador, espero do cinema a recriação de algum sentimento/emoção que me empolgue - o que aqui não sucedeu.

Em suma, o filme de Payne até tem algum encanto e boas interpretações mas é, definitivamente, um filme em "velocidade de cruzeiro" e com muito poucas curvas à vista.
 
The Descendants / Os Descendentes
IMDB Ratings: 7.9/10 from 11,843 users  
Metascore: 84/100  Reviews: 145 user | 227 critic | 43 from Metacritic.com

Sem comentários: