quinta-feira, 24 de junho de 2010

Blu-Ray Review: Out of Africa

O Filme: 3.5/5.0
Clássico dos anos oitenta "África Minha" venceu sete óscares da Academia, incluindo Filme, Realizador, Banda Sonora, Fotografia, Direcção Artistica, Som e Argumento Adaptado.

Retrata parte da vida da escritora dinamarquesa Karen Blixen - interpretada por Streep - e a  sua epopeia à frente de uma fazenda no Quénia [quem não se lembra da frase "i had a farm in Africa"?] para onde vai em 1913 e onde os costumes, maneira de pensar e filosofia de vida são antagónicos, de sobremaneira, àqueles caracaterísticos da sua terra natal e com os quais esta não se identifica.
 Retrata a procura por esta de um objectivo de vida, de um "marcar pela diferença" de alguém muito à frente do seu tempo.
Fala-nos também da sua relação com  o seu marido - interpretado por Klaus Maria Brandeauer e com o qual se casa por conveniência - e com Denys Finch [interpretado por Robert Redford] , por quem verdadeiramente se apaixona e da necessidade premente deste em se manter livre ["como Africa"] contrariando a necessidade de posse daquela.

Vinte cinco anos depois da sua estreia qual a impressão que me causou?

É inegável que é um bom filme ao nível técnico e com momentos grandiosos - o voo de avioneta com vista para os flamingos continua a ser um dos mais bonitos da historia do cinema - penso no entanto que o fulgor diminuiu com o passar dos anos.
Streep está inegavelmente bem - quando não está? - mas falta a Redford no entanto alguma garra e carisma que permita acender a chama entre os dois...e quando um filme se apresenta como uma das "mais belas histórias de amor" de todos os tempos e a chama teima em não acender então temos um problema...
Não obstante, continua a ser um filme "bonito" de se ver e onde destaco como pontos mais altos a excelente banda sonora de John Barry e a já referida Meryl Streep.

O Blu-Ray
Video: 3.0/5.0 - lamentavelmente a edição em BR não faz justiça à memória fulgurante das imagens que dele tinhamos, funcionando bem nos planos fechados mas deixando muito a desejar nos abertos...ou muito me engano ou o filme não foi sujeito sequer a nenhum tratamento especial de vídeo para esta edição - o que é de lamentar.
Audio: 3.5/5.0 - uns pontos acima do vídeo mas longe de fazer justiça à extraordinária BS de John Barry] 

Extras: A destacar o documentário - "A Song of Africa"(5.0/5.0) - obra extremamente interessante e fascinante (72 min) sobre a vida e obra de Blixen, narrada por uma excelente voz-off que reproduz excertos das memorias daquela, acompanhada por entrevistas a todo o elenco  [com destaque para Streep, que acompanha toda a sua duração], imagens reais de Blixen e "em rodagem" e que nos permite conhecer melhor a pessoa por trás da escritora-personagem.
Dificilmente poderia ser melhor!
" I know a song about Africa, but does Africa know a Song about me?" pergunta...

Sem comentários: