sábado, 19 de junho de 2010

Blu-Ray Review: Elizabeth



O Filme - 4/5
Mais do que a preocupação com a reconstituição de factos históricos - que poderiam ir exaustivamente para a dicotomia catolicismo vs protestantismo - "Elizabeth" é um filme sobre a formação de uma personalidade. 
No caso em apreço, da Rainha Isabel I de Inglaterra, filha de Henrique VIII e Ana Bolena.
Procura perceber a razão que levou à denominação da monarca como a "Rainha Virgem" e tem o seu término exactamente com o "nascimento" desta "personagem" e com o ínicio do seu extenso reinado de 44 anos e que viria a ser denominado por "a Era de Ouro" do império británico [e que funcionou exactamente como ponto de partida para a sequela].

Como objecto cinematográfico é, definitivamente, muito bom  a todos os níveis - destaque seja feito no entanto para a interpretação portentosa de Blanchett e que marcou o início  da internacionalização desta grande actriz, a melhor da respectiva geração, em meu entender.
De negativo, pouco, ou quase nada, há a apontar. Se o tivesse de fazer penso que só assinalaria o erro de casting na escolha de um pouco carismático Joseph Phiennes como interesse amoroso da protagonista.


O Blu-Ray: Video - 4/5; Audio - 4/5; 
Extras - 1/5 - um pobre making of  de 00H26 que pouco acrescenta e  que é constituido apenas por entrevistas e cenas do filme; uma featurette que mais parece um fraco trailler de 00H06; faltam p.e. extras relativas à rodagem, guarda-roupa, banda sonora e.o.. Em suma, extras totalmente dispensáveis.

Sem comentários: