Made in Dagenham enquadra-se factualmente no movimento levado a cabo pelas trabalhadoras de uma fábrica da Ford (em Dugenham) que em finais dos anos sessenta do século passado, se manifestaram por via de greve e reivindicaram salário igual ao dos homens, estando historicamente na origem do Equal Pay Act.
Felizmente o tema é aqui abordado com mestria suficiente para fazer justiça ao feito e o fazer escapar ao formato televisivo, atendendo à bidimensionalidade de visão e personagens - daqueles de que a história é feita.
É pois um filme empolgante, consistente e que apresenta um elenco irrepreensível - onde se destaca Sally Hawkins numa interpretação notável e estranhamente não nomeada para os óscares - e cuja visão recomendo.
Pois, e agora genericamente falando, não basta termos consciência de onde viemos e da luta dos nossos antepassados pelos direitos mais básicos; há que também nos posicionarmos e continuar a luta - por uma sociedade mais justa e em prol de uma causa tão simples como a da igualdade...
Made in Dagenham / A Igualdade dos Sexos
Metascore: 65/100 (based on 31 reviews from Metacritic.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário