quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Deserto "simpático" de Allen: alguém se lembra da genialidade de outrora?

Idos são os tempos em que me deleitava plenamente com os filmes de Allen e que os mesmos me proporcionavam momentos de puro prazer cinematográfico.
À memória vêm-me pérolas como "A Rosa Púrpura do Cairo", "Balas Sobre a Broadway", "Ana e suas Irmãs", "Annie Hall"...poderia enumerar exaustivamente vários das décadas de 70, 80 e 1ª metade de 90.

De há 10 anos até à actualidade iniciou-se a Travessia do Deserto de Allen [excepção feita a "Match Point", superior à média dos últimos mas ainda longe do estatuto de obra-prima]
Deu-nos filmes simpáticos mas já sem a referida genialidade de outrora.

"Vicky Cristina Barcelona" cumpre o que actualmente se espera de Allen: que faça um filme simpático e nada mais.

E se então os seus personagens tinham "tiques" próprios que nos permitia imediatamente identificá-los como fazendo parte do seu universo, já nem disso se pode falar agora.
É certo que Penelope Cruz está óptima [e justamente nomeada para o óscar de melhor actriz secundária] e que Rebecca Hall é uma alegre revelação, agora... Scarlett Johansson como "loira intelectual" é que já é de mais!

Será pedir de mais que mude de Musa ou será a esquizofrenia dos seus 72 anos que lhe turva a capacidade de discernimento do que vale e do que não vale a pena?
Scarlet Johansson, como já devem ter percebido, é para mim das piores actrizes da actualidade; pelo que, n-ã-o vale a pena!
Long Live Kate Winslet! Long Live Cate Blanchett!

"Vicky Cristina Barcelona" (***)


1 comentário:

Anónimo disse...

Oh como concordo contigo!! Que saudades de Allen!!! Discordo do brilhantismo de "match point" que para ser franca achei do mais banal, previsível e aborrecido que o cinema nos podia dar e em nada "Allenesco", para além de "termos que levar" com a nova musa inspiradora que, ainda que boa actriz, em nada se compara às de outrora com tudo o que traziam a um filme de Woody Allen!
Ainda assim penso que a década de 90 não foi assim tão má (tendo em conta tudo o que é mais recente) e houve uns quantos oásis neste deserto como "poderosa afrodite" e "balas sobre a broadway" (Allen ao melhor nível!!).
Enfim, já vai longo o comentário, mas também eu tenho saudades de Woody Allen!!

F.