domingo, 12 de janeiro de 2014

Review: Captain Phillips / Capitão Phillips

Pela mão do realizador daquele que foi um dos melhores filmes de 2006 - United 93 - chega-nos desta vez a abordagem de uma história verídica ocorrida em 2009 e na qual 4 piratas da somália atacaram uma embarcação norte americana de transporte de mercadorias e ameaçaram a vida do seu comandante e tripulação - facto inédito até então, em 200 anos de navegação.

E é tão bom quanto United 93?

Não. Mas também não é de todo mau ou mediano. Ou seja, é bastante melhor que a maioria dos filmes atualmente em exibição.

Porque Greengrass é consistente e incute um cunho bastante visceral e empolgante aos seus filmes que nunca chegam a ser lamechas e entretêm do principio ao fim;
porque os atores estão bastante bons - em especial o líder dos piratas Barkhad Abdi (nomeado para os golden globes por esta interpretação) e, até certo ponto, Tom Hanks - que, independentemente de nos últimos tempos nunca ser muito bom [como sucedeu em Forrest Gump ou Philadelphia] também nunca é mau, ou seja, é competente.Ponto.

De negativo a apontar, apenas uma segunda parte que se arrasta um bocadinho com algumas cenas que pouco ou nada acrescentam ao filme.

Não obstante, Captain Phillips é o filme ideal para quem quer passar 134m sem pensar em mais nada e onde as palavras chave são entretenimento de qualidade.

NA: nomeado para 4 golden globes - melhor filme, realizador, ator e ator secundario.
Metascore: 83/100 - IMDB: 8.1/10

Captain Phillips / Capitão Phillips - 7/10

Sem comentários: