domingo, 6 de setembro de 2009

E até se saíu bem ao marcar pela diferença...

Posso dizer-vos que que a minha posição relativamente a este filme era de algumas reticências - que sempre tenho quando associo duas palavras: Madonna e Cinema...

Esqueci-me, no entanto, que a Madonna-Realizadora poderia ser diferente da Madonna-Actriz, que não gosto particularmente [excepções feitas a "D.S.Susan", "Dick Tracy", "Dangerous Games"e "Liga de Mulheres" todas elas medianas, mas longe de más e "Evita" onde considero que está francamente bem]

E não é que é?

Com "Filth & Wisdom" tem Madonna uma estreia auspiciosa como realizadora que lhe augura um bom futuro na área - a sua realização tem um cunho profundamente europeu, é original e intimista- atingindo a privacidade dos personagens.

F&W é um filme sobre personagens multi-culturais do [sub] mundo, todos eles cativantes e individuais, com uma boa banda sonora dos Gogol Bordello, excelentes momentos [como o de Britney Spears] e resulta numa muito satisfatória surpresa para ver sem preconceitos.

Pelo menos é muito diferente da maioria dos filmes a que estamos habituados a ver e tenta marcar pela diferença - o que desde logo é de louvar!

E não só o tenta fazer como mais do que isso, consegue fazê-lo com qualidade!

Nota: por muito que tentemos distanciar a obra de Madonna da sua Persona tal nunca será possivel dado o seu impacto, peso e longevidade cultural...da mesma maneira que mais do que do filme acabemos inevitavelmente por escrever/falar sobre a realizadora.

"Filth & Wisdom" / Sujidade e Sabedoria ***




3 comentários:

silvestre disse...

Os críticos de cinema deram-he todos uma palmadinha nas costas. O que considero um bom sinal. Lá verei na 5ª feira.

Marcelo disse...

Descobri hoje o teu blog. Pena termos de esperar tanto tempo desde a estreia em Berlim. Eu ainda terei de esperar mais alguns dias.

ABianchi disse...

estreia ja amanha =)