Grizzly Bear no Coliseu de Lisboa @ 26.05.2010
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Teen Dream: Beach House e o 1.º Grande Álbum de 2010
Sabem aqueles álbuns que, à medida que os vamos ouvindo, vamos dizendo repetidamente "esta dava um bom single"?
Ora, à terceira os Beach House conseguiram esse feito!
"Teen Dream" é, absolutamente, um disco sem altos e baixos. Todo ele está sempre bem lá em cima, no que ao parâmetro da qualidade e envolvência respeita.
Viciante do principio ao fim é, desde já, o 1.º grande álbum de 2010 - atingindo inclusivé a meta psicológica de 9/10 no Pitchfork.
"Teen Dream" (Beach House) 17.5/20
Deixo-vos com "Norway", o single de avanço.
Nota: crítica especializada -
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Invictus: O Mandela de Eastwood
"Invictus" é um daqueles filmes que nos fazem acreditar que ainda existem pessoas incondicionalmente boas e generosas e que o são de um modo totalmente altruísta; que conseguem inspirar os outros a procurarem em si mesmos e a darem aos demais, o que de melhor têm; que se preocupam com cada um de nós, individualmente.
Fala no poder de acreditar e inspirar (e que no caso em concreto levou a nação sul africana à vitória do mundial de 95 - surgindo o raguebi como desporto de aproximação de massas - e à consequente aproximação entre brancos e negros, ainda com a segregação racial bastante vincada e presente).
Fala, dito de outro modo, pura e simplesmente, de Mandela enquanto personificação daqueles que se destacam e que fazem por ser diferentes e pela diferença.
E fá-lo bem.
Porque o realizador, tal como Streep, não consegue fazer maus filmes;
porque não sendo uma obra-prima e mesmo estando longe dos seus melhores é, no entanto, um filme consistente e que se vê bastante bem e onde Freeman e Damon têm interpretações muito acima da média.
Porque, e acima de tudo, emociona e nos faz acreditar que ainda existem pessoas maiores que a vida!
"Invictus" 14.5/20
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Hope for Haiti: compra as músicas e ajuda!
Hope for Haiti Now, o álbum com todas as canções do espectáculo para angariação de fundos para o Haiti, transformou-se num invulgar sucesso, comandado a lista de vendas do iTunes em 22 países (Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça).
As respectivas vendas revertem para as seguintes organizações.
Vamos ajudar contribuindo e tentemos não nos esquecer da tragédia que está a acontecer. Neste momento!
É o seguinte o alinhamento de Hope for Haiti Now:
1. Send Me An Angel – Alicia Keys
2. A Message 2010 – Coldplay
3. We Shall Overcome – Bruce Springsteen [foto]
4. Time To Love / Bridge Over Troubled Water – Stevie Wonder
5. I’ll Stand By You – Shakira (c/ The Roots)
6. Motherless Child – John Legend
7. Hard Times Come Again No More – Mary J. Blige (c/ The Roots)
8. Breathless – Taylor Swift
9. Lift Me Up – Christina Aguilera
10. Driven To Tears – Sting
11. Halo – Beyoncé
12. Lean On Me – Sheryl Crow, Keith Urban e Kid Rock
13. Like A Prayer – Madonna
14. Hallelujah – Justin Timberlake [foto] (c/ Charlie Sexton)
15. Let It Be – Jennifer Hudson (c/ The Roots)
16. Many Rivers To Cross – Emeline Michel
17. Stranded (Haiti Mon Amour) – Jay-Z, Rihanna, Bono e The Edge) [versão ao vivo]
18. Alone And Forsaken – Neil Young e Dave Mathews
19. Rivers Of Babylon / Yele – Wyclef Jean
20. Stranded (Haiti Mon Amour) – Jay-Z, Rihanna, Bono e The Edge) [versão 1.0]
Fonte Parcial: Sound+Vision
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Up in the Air - Nas Nuvens
Num ano fortemente mediano, estreou esta semana o querido da crítica internacional - Up in the Air/Nas Nuvens - que, em meu entender, se destaca dos demais pelo somatório das suas componentes.
Dito de outro modo, pode não ser um filme excepcional como um todo, mas quando desfragmentado concluimos que não há praticamente nada a apontar, porque quase tudo é irrepreensível - destaque seja feito no entanto ao argumento extremamente bem escrito e justamente vencedor do respectivo Globo de Ouro e às interpretações do trio principal (todos eles também nomeados para os Globos e onde Clooney tem uma performance notável).
Dito de outro modo, pode não ser um filme excepcional como um todo, mas quando desfragmentado concluimos que não há praticamente nada a apontar, porque quase tudo é irrepreensível - destaque seja feito no entanto ao argumento extremamente bem escrito e justamente vencedor do respectivo Globo de Ouro e às interpretações do trio principal (todos eles também nomeados para os Globos e onde Clooney tem uma performance notável).
Com a temática extremamente actual do desemprego e da solidão como pano de fundo, "Nas Nuvens" pode não ser tão engenhoso e original como o último do realizador [essa pérola chamda "JUNO" e que foi para mim o melhor filme de há dois anos] mas resulta em bom cinema porque bastante consistente e equilibrado.
A ver.
A ver.
Nota: Nomeado para seis Globos de Ouro (Filme, Realizador, Actor Principal, Actriz Secundária para Farmiga e Kendrik e Argumento)
Nota 2: Metacritic 83/100
Nota 2: Metacritic 83/100
Up in The Air/Nas Nuvens - 15/20
Concerto Hope for Haiti
Em resposta ao devastador terramoto que afectou o Haiti, a MTV apresenta “Hope For Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief”, um espectáculo global que reúne músicos e actores com um objectivo comum: angariar fundos e ajudar as vítimas do terramoto. O espectáculo será transmitido em directo, pela MTV Portugal na noite de sexta-feira para sábado, 22 para 23 de Janeiro, à 01h00 da manhã.
George Clooney e o cantor Wyclef Jean, nascido no Haiti, serão os protagonistas desta iniciativa que decorrerá, em simultâneo, em Nova Iorque, Los Angeles e Londres. O espectáculo incluirá ainda reportagens em directo do Haiti, a cargo do jornalista da CNN Anderson Cooper.
Até ao momento já estão confirmadas as presenças de Wyclef Jean, Bruce Springsteen, Jennifer Hudson, Mary J. Blige, Shakira e Sting em directo de Nova Iorque. Em Los Angeles irão actuar Alicia Keys, Christina Aguilera, Dave Matthews, John Legend, Justin Timberlake, Stevie Wonder, Taylor Swift e uma actuação conjunta de Keith Urban, Kid Rock e Sheryl Crow. Londres vai servir de palco para os Coldplay e uma actuação conjunta de Bono, The Edge, Jay-Z e Rihanna.
George Clooney, também ele organizador desta iniciativa, afirmou que “Hope For Haiti Now” contará com a presença de mais de 100 celebridades da música, cinema e televisão, que não só irão dar o seu testemunho, como também atender algumas das chamadas dos telespectadores. O actor acrescentou ainda que o objectivo desta acção é «mostrar ao povo do Haiti que o mundo inteiro está atento».
Durante a maratona de concertos e celebridades de “Hope For Haiti Now”, os telespectadores serão incentivados a dar o seu contributo para esta causa através de chamadas telefónicas. A totalidade do valor angariado nesta iniciativa será dividido, equitativamente, pelas sete organizações internacionais que actualmente trabalham no resgate de vítimas e na reconstrução do país: a Oxfam America, Parteners in Health, Cruz Vermelha, UNICEF, Yele Haiti Jean's Foundation, Clinton Bush Haiti Fund e o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. “Hope For Haiti Now” pretende concentrar em duas horas o maior número de chamadas de toda a história. Para tal, esta iniciativa será transmitida em directo, não só através de várias cadeias internacionais de televisão disponíveis em mais de 640 milhões de casas em todo o mundo, mas também a partir de mobile partners e online, através de diversos sites como o YouTube, Hulu, MSN.com, Yahoo, Bing.com, BET.com, CNN.com, MTV.com, VH1.com entre outros.
Em Portugal a forma mais simples e rápida de fazer um donativo é através de uma transferência no multibanco. Para fazeres a tua contribuição basta seleccionar “transferências”, depois “ser solidário”, escolher a ONG (AMI, Cruz Vermelha, Médicos do Mundo, Oikos ou UNICEF) e indicar o valor. Até ao momento os portugueses já contribuíram com 120 mil euros através de transferências, a que se somam 600 mil euros em transferências directas para o NIB das ONG, no âmbito da campanha "Contribua aqui e agora!".
O Facebook e o MySpace unem-se a esta iniciativa como media partners oficiais com o objectivo de aumentar o número de chamadas na angariação de fundos.
Todas as músicas deste mega concerto estarão disponíveis no iTunes, a partir de sábado, dia 23 de Janeiro, e o respectivo valor das mesmas será convertido em donativo.
“Hope For Haiti” é produzido por Joel Gallen, da Tenth Planet Productions, em colaboração com a MTV Networks e George Clooney.
Fonte: MTV Portugal
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Se não ganhar esta edição do "Idolos" deixo de ver o programa...
Diana Piedade - A km de qualidade dos demais participantes.
Globos de Ouro´10: Cameron - o Rei do Mundo, parte II
Treze anos depois de Titanic, Cameron volta a vencer nas categorias de Filme e Realizador, auspiciando agora também a dupla vitória na noite dos óscares.
E a isto acresce também o box office astronómico de "Avatar" que neste fim de semana atingiu a soma estelar de $491,767,000 no mercado americano e $1,602,168,000 ao nível mundial - prevendo-se que dentro de semanas ultrapasse "Titanic" e se torne no filme com maior Box-Office de sempre ["Titanic" atingiu a soma $1,842.9]
Todos os vencedores aqui
domingo, 17 de janeiro de 2010
Noite de Globos de Ouro...
...com inicio marcado para a uma da manhã.
Todos os nomeados aqui :
As minhas preferências, e que só num mundo cinematográfico ideal corresponderiam aos premiados, vão para:
FILME DRAMA: INGLORIOUS BASTERDS
REALIZADOR: QUENTIN TARANTINO
ARGUMENTO: INGLORIOUS BASTERDS
ACTOR DRAMA: COLIN FIRTH (A SINGLE MAN)
ACTRIZ DRAMA: CAREY MULLIGAN (AN EDUCATION)
FILME COMÉDIA/MUSICAL: (500) DAYS OF SUMMER
ACTOR COMÉDIA MUSICAL: JOSEPH GORDON-LEVIT (500 DAYS OF SUMMER)
ACTRIZ COMÉDIA MUSICAL: MERYL STREEP (IT´S COMPLICATED)
FILME ANIMAÇÃO: UP
ACTOR SECUNDÁRIO: CRISTOPH WALTZ (INGLORIOUS BASTERDS)
ACTRIZ SECUNDÁRIA: JULIANNE MOORE (A SINGLE MAN)
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Great Covers IV: Killing me softly - Fugees
Original de Roberta Flack aqui na versão dos Fugees - bem melhor por sinal...
What ever Happened to.. Parte I - Garbage
O que será feito deles?
O último registo remonta já a 2006 e projectos por enquanto são uma incógnita...o que é pena pois até tinham músicas bastante boas e de sólida qualidade - o que o demonstram as várias nomeações para os Grammys que obtiveram entre 1997 e 2000.
Deixo-vos com um pequeno exemplo: "You look so fine" e "Queer".
Regressos de saudar em 2010: Parte I - Beach House
Depois de um grande álbum como foi "Devotion", o regresso com o 3.º longa duração está marcado para este ano e já tem título: "Teen Dream".
Eis o single de avanço dos norte americanos Beach House - "Norway"
sábado, 9 de janeiro de 2010
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
EU VOU!
Os responsáveis pelo melhor álbum e música de 2009 para o OC actuam na Aula Magna dia 25 de Maio.
Os Bilhetes pare os The XX custam 25€ e podem ser comprados na Ticketline.
Os Bilhetes pare os The XX custam 25€ e podem ser comprados na Ticketline.
sábado, 2 de janeiro de 2010
E assim foi parte da POP do ano passado...
Montagem de DJEarworm com algumas músicas que marcaram o universo POP em 2009.
Bastante bem feita por sinal...
AVATAR, CAMERON e o Cinema
Todo o hype à volta do filme deixou-me não apenas expectante como receoso de que, por as expectativas serem altas fácil poderia ser a desilusão...mas neste momento posso afirmar-vos que não me sinto minimamente defraudado ou desiludido - muito pelo contrário!
Avatar representa 2H20 do que o cinema de entretenimento deve ser e conseguiu por várias vezes deixar-me extasiado pelo brutal avanço técnico que representa - e então o 3D é de cortar a respiração, incrível mesmo ao ponto de nos sentirmos integrados no mundo ficcionado que nos é dado a ver!
Mesmo os "buracos de argumento" e aspectos de gosto visual mais duvidoso que apresenta devem, a meu ver, ser secundarizados perante o cariz grandioso que apresenta.
Cameron conseguiu, mais uma vez mas agora com mais mérito, ser o "Rei do Mundo" cinematográfico e, também por isso, o regresso é de saudar!
Nota: ao momento em que vos escrevo o filme já rendeu 800 milhões à escala mundial em apenas 2 semanas! Conseguirá o realizador ultrapassar o seu próprio recorde? [os $1,842.9 de Titanic]
E o melhor álbum de 2009 foi...
Para quem costuma seguir o OC é de fácil presunção - tantas foram as vezes que dele falei em artigo principal ou relacionado.
A crítica pode ser ler-se aqui e em 2009 conseguiram a "dobradinha" do OC: álbum e música do ano para "Night Time".
Falo, claro está, dos The XX e do álbum homónimo, que surgem destacadissimos do 2.º lugar.
Eis então o meu Top 10/2009:
1.º The XX - The XX
2.º Yeah Yeah Yeahs - It´s Blitz
3.º Patrick Watson - Wooden Arms
4.º Au Revoir Simone - Still Night Still Light
5.º Phoenix - Wolfang Amadeus Phoenix
6.º Muse - The Resistance
7.º Fever Ray - Fever Ray
8.º Neko Case - Middle Cyclone
9.º Camera Obscura - My Maudlin Career
Bill Callahan - Sometimes I Wish We Were an Eagle
10.º Sean Riley & the Slowriders - Only Time Will Tell
Melhor Compilação: "Dark Was the Night"
Melhores Concertos:
1.º The Killers no SBSR
2.º Au Revoir Simone na Aula Magna
3.º Caravan Palace no Sudoeste
4.º Buraka Som Sistema no Sudoeste
5.º Franz Ferdinand no Campo Pequeno
6.º Kylie Minogue no Pavilhão Atlántico
7.º Mariza no Sudoeste
8.º The Walkman no SBSR
9.º Hercules & Love Affair no Lux
10.º Basement Jaxx no Sudoeste
Melhor Festival: Sudoeste
Desilusão em Disco: Kings of Convenience ("Declaration of Dependence") e Editors ("In this Light and on This Evening")
Desilusão ao vivo: The National no Sudoeste
Subscrever:
Mensagens (Atom)